sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Transportes


A melhor opção depende muito de quantos dias é a estadia na cidade. Ao menos por uns 2 dias um carro não é necessário, mas depois disso o ideal é alugar um. A EasyCar (da EasyJet) tem óptimos preços. Já aluguei com a Interrent também. Podes firmar o Porto como base para passear pelo Norte ou como ponto de partida para o Sul, se for o caso. E ainda podes explorar melhor Gaia - um carrinho alugado é sempre uma boa.

Comboios - se não alugares um carro, os trens (comboios) são uma boa opção para deslocamento pelo país. Baratos e pontuais, os comboios, ainda que inferiores em qualidade ao restante da Europa, conectam pontos importantes a serem visitados. São 3 categorias:
Regionais – mais simples e baratos, mas bem menos confortáveis e mais demorados (param em muitas estações). Dependendo dos horários, valem para trechos curtos.
Intercidades – bom custo-benefício, são os que uso mais.
Alfa Pendular – Um pouco mais confortáveis, viagens um pouco mais rápidas. Um pouco mais caros, mas valem a diferença.

Metro - Para rodar pela cidade, o metro ajuda em muitos trajectos e é integrado com os ônibus (autocarros), bondes (eléctricos) e funicular. Em função do deslocamento pode ser uma boa. Na primeira compra paga-se € 0,5 por um cartão com chip (Andante Azul), para ser carregado com títulos, que equivalem a viagens. Na compra de 10 títulos, são carregados 11. A depender do trajecto, o valor do título é diferente e o esquema de Zonas e preços do metro não é simples. O melhor é, na hora de comprar, ver na estação uma tabela que diz, a partir da que estás e pra onde queres ir, qual a Zona que deves comprar. Pro aeroporto, por exemplo, partindo da Baixa, é a Zona Z4. Se duas zonas estiverem carregadas no cartão, o último título carregado é utilizado na validação. 

Estação Jardim do Morro, linha D, ao lado do Mosteiro de Nossa Senhora do Pilar.
  Conectado ao Teleférico de Vila Nova de Gaia.





Não há roletas nas estações, mas (importante!) o cartão tem que ser validado em uns aparelhos amarelinhos antes do embarque. Eventualmente há fiscalização e se o cartão não estiver validado, os fiscais cobram um valor equivalente a 100 vezes o valor do trecho. E é na hora. Existe também o Andante Tour, que vale por um ou três dias e dá acesso à toda a rede de transportes coberta pelo Metro. Mais detalhes


Metro na Ponte D. Luís I

Meio complicado, né? Mas esse serviço de metro é exemplar, vale um passeio pra experimentar.

Uma dica: Um título equivale a uma hora de viagem (Zona Z2), que pode incluir um autocarro ou um eléctrico. É possível, por exemplo, pegar um metro pra Estação São Bento, sair, fazer umas fotos e depois pegar o Funicular dos Guindais para a Ribeira. Com o mesmo título.
Outra: Os taxis, na maioria Mercedes, são uma boa opção para distâncias curtas. Até 3 ou 4 Km (não lembro exatamente) é cobrada apenas a bandeirada. Em percursos que não sejam bem servidos de transportes, lembre dessa.

Porto - A Invicta

Wikipedia - É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense. A cidade do Porto é conhecida como a Cidade Invicta, ao longo dos séculos e graças a feitos valorosos dos seus habitantes, ratificados por decreto de D. Maria II de Portugal (filha do nosso D. Pedro I).

A origem da cidade é datada de oito séculos A.C (Idade do Bronze). Durante a ocupação romana já havia edifícios de porte e a cidade controlava uma rede viária importante, que ia de Lisboa à Braga.
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Os habitantes do Porto são conhecidos em Portugal como “tripeiros”, por causa de um destes tais feitos valorosos. Em 1415 a população apoiou a organização de uma armada que de lá saiu para a conquista de Ceuta (Marrocos), provendo toda a carne disponível para os guerreiros. No Porto ficaram somente as tripas, o que os levou a criar as “Tripas à Moda do Porto” - a nossa Dobradinha. Então é essa a primeira dica. Gostas de dobradinha? Prova a original :)... Inúmeros restaurantes as oferecem, mas não em todos os dias. Em tempo: a Estação Ferroviária de São Bento, na Baixa do Porto, tem um belíssimo painel de azulezos da tal batalha e é um ponto a ser visitado na cidade. O interior é revestido com 20.000 azulejos, que ilustram a conquista de Ceuta e outras passagens históricas.

Rabelos no Douro
Só mais uma cena histórica: quando D. Pedro I foi espanado do Brasil  enfrentou o irmão, D. Miguel, que queria tascar o trono português na marra, após a morte de D. João VI. D. Pedro foi para os Açores, recebeu apoio dos liberalistas e montou um exército para garantir a coroação de sua filha, já citada acima. Desembarcou ao Norte do Porto em 1832 e ali montou a base para combater o exército do irmão, líder dos absolutistas. O Cerco do Porto durou cerca de um ano e meio e não vou detalhá-lo aqui, mas a lealdade dos tripeiros foi a razão pela qual D. Pedro I, que sempre esteve na Igreja da Lapa nos domingos deste período, ofereceu seu coração ao Porto. Literalmente, pois o coração do Imperador brazuca está hoje na Igreja da Lapa, em uma urna de cristal. Está conservado em formol e a cada 10 anos o seu estado era observado, mas devido a um fenómeno fotoquímico o coração não parava de crescer e foi encerrado para sempre por trás de uma das paredes da igreja. Foi ele, o Rei D. Pedro IV, quem a descreveu como a "muito nobre, invicta e sempre leal" cidade do Porto. 

Alguns números sobre a cidade:
. O Porto é a capital do Distrito do Porto.
. Área: 41,66 Km²
. População: 210.558 habitantes em 2009, com tendência de diminuição. Em 2002 eram 263.131 e em 2005 eram 233.465.
. População da área metropolitana do Porto: cerca de 1.400.000 habitantes.