quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A ideia

Sempre gostei de viajar. Quando miúdo, acho que era a única razão que me fazia pular cedo da cama, normalmente para pegar estrada com a minha família. Meu pai adorava viajar com todos no carro, foram momentos únicos e sempre lembrados com carinho. Pensando bem, até hoje acho que viajar é um dos poucos motivos para ajustar o despertador com prazer.

Coleciono souvenirs, imagens, algumas anotações, cheiros e sabores de todos os lugares por onde andei. Desde essas viagens de Recife para Salvador da década de 70 guardo as lembranças. Muito bom.

Entre 2007 e 2009 fiz uma “sabática” no Porto, norte de Portugal, cidade que me acolheu como se já de lá fosse e que trouxe comigo no retorno ao Rio de Janeiro, de diversas formas. Fiz um Mestrado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e pude conviver com o que o país guarda e oferece, entendendo aos poucos e na prática os caminhos do “tuga lifestyle”. Viajei muito por lá  e tive a oportunidade de conhecer recantos fantásticos do País. Nunca tive pressa para isso, pois ficou a certeza de que Portugal é um lugar para onde voltarei sempre e que estará sempre por perto.

Castelo de Vide - Alentejo

Pode parecer, mas não é fácil escrever sobre viagens. Lugares inesquecíveis para uns torcem o nariz de outros. Sabendo disso inicio esse blog e é bom lembrar: essa é a minha visão sobre os lugares aqui citados!! Se por acaso não gostar de algum deles ou de algumas recomendações, peço desculpas. Seria ótimo receber suas impressões sobre elas e prometo que, na medida em que volte de novo aos lugares, revejo o que escrevi e confiro sugestões recebidas. Presto muita atenção à história dos lugares por onde ando - acho que é uma forma de entender melhor o que se vê. No caso específico de Portugal, a história nos aproxima e ajuda a compreender melhor o Brasil, o porquê de onde estamos e (um pouco) do que temos por aqui.

Espero que gostem. A ideia desse blog é servir de apoio a pessoas que irão passar pelos lugares que cito. Se eu tiver tempo suficiente para esgotar o que quero escrever sobre Portugal, dou continuidade a essa experiência e posto trips por outras bandas. A partir daqui, escrevo em português de Portugal, para que te acostumes aos poucos com alguns termos e o jeito de falar. Os portugueses que me desculpem, caso haja alguma gralha!! Abjs,

Suca.

PS: Gralha  é um erro num texto, devido a uma distracção. Prontos, já começou...

7 comentários:

  1. Demais!!! Viajar é mesmo "uma viagem"! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Vamos lá! Seguindo o Suca! Parabéns!
    Vou ler e quem sabe não viajo??? bj, Lucia Maximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Lucia! Inicie a viagem logo na leitura :)

      Bjs do SucaTrips.

      Excluir
  3. Adorei o blog! as fotos incriveis não precisam de palavras bjs

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou, Taita!! Embarco hoje e em breve actualizo os relatos. Bejão!

    ResponderExcluir
  5. Maravilha, Suqueiro! Ficou muito legal! Parabéns por colocar em prática essa ótima idéia. A gente agradece!

    ResponderExcluir