segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Bombarda


Informe-se sobre a localização da Rua Miguel Bombarda, é relativamente perto dos Clérigos. É o reduto de alguns estilistas, artistas e designers do Porto, que têm lojas e galerias espalhadas por lá. Lê um pouco sobre isso em  O Porto Cool. Como o nome diz, esse é um óptimo blog sobre o lado “cool” do Porto, com atualizações constantes. Em 2008 comemorei meu aniversário na área, no Clube da Gula. O nome é meio guna (cafona, brega) mas o restaurante é bom e tem uma loja gourmet. O menu degustação (noite) sai por cerca de  € 25, mas durante o dia eles oferecem pratos executivos por preços camaradas. Fica numa galeria bacana, o Centro Comercial Bombarda (CCB), com café, lojas de móveis e roupas, uma bacaninha de artigos de cinema, etc.

O Clube da Gula pode ser uma boa opção noturna, mas o ideal é visitar essa região durante uma tarde. Para chegar direto no CCB dê a volta pela direita do Hospital Santo António e cruze o Jardim do Carregal na diagonal, pegando a Rua Prof. Jaime Rios de Sousa, que termina lá. Este é o último jardim romântico do Porto (1897) e mesmo com sua área mínima, guarda exemplares interessantes, como Sequóias Gigantes e o Cedro do Líbano. É bom dizer que a Bombarda não é propriamente uma rua bonita ou charmosa, mas a região tem mais de 20 galerias de arte e outras atrações, tipo lojas "trendy" e de produtos biológicos. Um exemplo é o Artes em Partes, prédio antigo que reúne lojas de diferentes conceitos, com um comércio mais autoral em comum. No térreo fica o "Rota do Chá", onde dá pra experimentar uma variação zen desse tema no jardim interno deles. Se estiver frio, melhor ainda, dá pra provar mais de uma das 300 opções que eles oferecem. E há mais: cafetaria bio e produtos biológicos no “Quintal”, (esquina da Rua do Rosário com a Miguel Bombarda) ou a “Muuda”, que fica diferente a cada visita - vende t-shirts e roupas com design diferenciado, Sabonetes Confiança, livros de arte, enfim, vende "de um tudo..."

Jardim oriental. Fonte: restauranteitamae.blogspot.com
  
Na Bombarda está o Itamae, o mais antigo restaurante japa do Porto, que foi adquirido por um artista plástico e transformado numa belíssima mescla do oriental clássico com a modernidade. De 2ª a 6ª há  almoço executivo por 10.  Miguel Bombarda, 216.



Se a idéia for um almoço em ambiente mais requintado, poucos metros faltam para o Artemisia (Rua Adolfo Casais Monteiro, 135), restaurante recomendado pelo Guia Michelin. Olha o Menu Executivo...  Na Gato Vadio há um pouco de tudo (cafetaria, livraria, design). Depois de circular pela região, vai bem um drinque ou um café no seu ambiente tranquilo e com boa música. Rua do rosário, 281.
Há ainda o Bugo Art Burgers, mas esse não conheci. Fica aqui a referência de um hamburguer "gourmet" a ser degustado em um ambiente sofisticado e personalizado. A conferir!
"Spots" da Miguel Bombarda. São todos próximos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário